terça-feira, 21 de junho de 2011

O que e internet,extranet e intranet

INTERNET
A Internet é uma rede que pode interliga todos os computadores do mundo.O que torna ela tão abrangente assim e uma linguagem chamada TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet).Com isso todos computadores que entendem essa linguagem podem trocar informações entre si.
O principal serviço da Internet é a Web.Na Web você pode saltar de um lugar para outro na Internet por meio de páginas interligadas.
Outro serviço da Internet e o correio eletrônico nele você pode enviar mensagens para qualquer usuário da rede.

INTRANET
A intranet é uma rede interna,fechada e exclusiva,geralmente ela e usada por empresas e muitas vezes e liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Mais mesmo assim é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet,caso a mesma também esteja ligada à internet.
A intranet e uma versão particular da internet, que pode ou não esta conectado a internet.Mesmo sendo geralmente uma rede pequena você pode usufruir de muitos serviços que ela tem tais como , servi para troca de informação, mensagens instantâneas ,fóruns, ou sistemas de gerenciamento de sites ou serviços online
EXTRANET
Basicamente imagine assim se uma empresa tem uma intranet e seu fornecedor também e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si, para facilitar pedidos entre outras coisas, essa rede compartilhada é conhecida como extranet, com isso podemos chegar a conclusão que a extranet e como se fosse uma intranet apenas com uma expansão maior.
A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede.O funcionamento é o mesmo e a arquitetura da rede é a mesma .Só que em uma intranet, quem gerencia é só uma empresa , enquanto que em uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário